Ao menos uma vez na vida já pensamos, ou tentamos, organizar uma festa, seja ela apenas para se divertir, ou para ganhar dinheiro.

A maioria das pessoas acredita que o trabalho de um promoter é fácil e cheio de glamour.

Na verdade, é exatamente o oposto. Para quem quer organizar uma balada, antes de qualquer coisa, tem que saber que essa é uma atividade muito trabalhosa e que o organizador nunca curte a festa, pois tem que estar sempre atento com o andamento da mesma.

Mas mesmo assim é uma atividade muito prazerosa e que pode sim gerar um bom lucro. Porém, a maioria das pessoas que entram nesse meio acabam perdendo dinheiro no inicio, e com isso desistindo.

Este blogger tem o intuito de auxiliar as pessoas que pensam em realizar alguma festa, bem como discutir assuntos relacionados a este assunto.

Nesta primeira postagem irei explicar de uma forma resumida como organizar uma festa, com o tempo irei explicando melhor cada item destacado.

Para organizar um evento bem sucedido é necessário primeiramente selecionar qual é o seu público alvo, pois é através do estudo do seu público e das necessidades e gostos dele que você poderá formatar uma idéia para a festa, o ideal é sempre buscar idéias novas e criativas, que possam chamar a atenção do público e façam com que as pessoas tenham vontade de ir.

Após ter decidido sua idéia, o ideal é realizar uma pesquisa de mercado dentro do seu público alvo, isto serve para verificar a viabilidade da mesma. Depois que estiver certo de que a sua idéia terá uma boa aceitação frente ao público, é hora de começar a elaborar a festa. Primeiramente deve-se escolher o tamanho da festa, esta escolha antecipada é muito importante porque uma série de decisões são tomadas em virtude do tamanho da festa. Sabendo o tamanho você terá de escolher um local que comporte esta quantidade de pessoas, agora começa a fase de orçamento da festa, é importante organizar uma tabela no Excel e atualizá-la conforme verifica os valores dos produtos. Além do local você terá de orçar as atrações como bandas e DJs, alem do som da festa, dos seguranças, ingressos, cartazes, flyers, camisetas, caso a festa seja grande deverá verificar outros matérias de divulgação como faixas, propaganda em sites, mailings, outdoors, rádio, TV, etc.

Após ter orçado todos esses gastos você já terá uma idéia do custo da festa e poderá calcular qual o valor do ingresso que irá cobrar para ter um ponto de equilíbrio aceitável. Porém os custos não terminam aqui, você ainda terá de orçar o custo da divulgação, a qual irá variar de acordo com o tamanho da festa que você deseja.

Após todos esses cuidados você terá que retirar o alvará da festa, afinal de contas, de nada adianta todo esse trabalho se a policia aparecer no meio da festa e cancelar ela.

Bem, inicialmente é isso, espero que tenha ajudado em algo, semana que vem irei começar a explicar os tópicos destacados para que vocês entendam melhor.

About these ads